1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF DE FREI PAULO REÚNE REPRESENTATIVIDADES LOCAIS PARA DEBATER DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de Frei Paulo realizou na última sexta-feira, 17, o 1º Fórum Comunitário para a edição 2017/2020 do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O evento aconteceu na Escola Municipal Alice Oliveira e reuniu representações sociais, órgãos voltados para o atendimento de crianças e adolescentes e representações juvenis.

As secretarias Municipais de Educação, Saúde e de Assistência Social, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), integraram o grupo, que reuniu todas as entidades com a finalidade de debater todos os temas que se encaixam nos quatro objetivos estruturados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sendo eles a garantia de políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantia de políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência e promover, principalmente, o engajamento e participação dos cidadãos.

Foram 11 grupos de trabalhos montados para debater e estabelecer um plano de ação para ser desenvolvido nesta edição do projeto. Cada setor responsável apresentou o cenário atual do município a respeito de temas como qualidade na educação, gravidez na adolescência, protagonismo juvenil, violência contra criança e adolescente, entre muitos outros.

A secretária de Assistência Social, Herlânia Ferreira Teles, explicou sobre a importância da participação da comunidade no debate do Fórum, assim como dos jovens que são atingidos por esse tipo de iniciativa e merecem ter voz e vez.

O prefeito Anderson Menezes esteve à frente do evento, reforçando o compromisso do município não apenas com a permanência do Selo em Frei Paulo, mas também com as crianças e jovens que precisam e merecem qualidade nos serviços essenciais para o seu desenvolvimento tanto na educação, o social, e a saúde. “Governar uma cidade, cuidar e proteger seus cidadãos, acabar com o trabalho infantil, garantir a permanência de uma criança na escola não é tarefa apenas de um gestor municipal, de uma secretária, mas sim de todos, e é isso que o Selo Unicef nos garante: o partilhar de responsabilidades para gerar direitos”, disse o prefeito.

Durante o evento foram apresentadas metodologias, reforçando os objetivos do selo, ações realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Gret Barreto, ressaltou que o fórum propicia um espaço de discussão, para que representantes da sociedade possam discutir os indicadores das linhas de base, propor ações que melhorem os indicadores e gerar um impacto positivo nas políticas da infância e adolescência no município de Frei Paulo.

Houve apresentação dos alunos da União Lira Paulistana e do grupo de música de alunos do CRAS. Estiveram presentes ainda, demais secretários municipais, Gestores de Escolas, Coordenadores, Alunos, Conselho Tutelar, Movimentos Sociais, autoridades e população em Geral.